Colaborar faz toda a diferença

Janeiro 21, 2019

Sabias que… 2019 é o Ano Nacional da Colaboração? Pois é!

Esta iniciativa de âmbito nacional é promovida pelo Forum para a Governação Integrada (GovInt) e foi apresentada publicamente no dia 4 de janeiro com o tema “Colaborar faz toda a diferença”.

O GovInt é uma rede colaborativa informal de instituições públicas e privadas que reflete numa gestão mais eficaz e eficiente dos problemas sociais complexos, recorrendo a modelos de governação integrada baseados em relações interorganizacionais de colaboração.

 

As vantagens do trabalho em rede há muito que são conhecidas, mas esta cultura colaborativa ainda encontra barreiras que nos impedem de chegar a uma “era de colaboração”. E tanta coisa seria bem mais fácil se a colaboração fosse o método dentro dos organismos públicos, das associações e até mesmo das empresas…

As respostas que são dadas à pobreza, ao desemprego, à exclusão social, à violência, às migrações ou às alterações climáticas continuam «fragmentadas, circunscritas e burocráticas». A cooperação tornaria a resposta a estes wicked problems mais clara e as soluções mais satisfatórias.

Estabelecer uma consciência colaborativa implicará uma alteração de práticas que só é possível através de uma mudança de mentalidade e da aquisição de novas competências. É urgente que se entenda que nem sempre a competição é a solução e só aprendendo a colaborar podemos verificar uma verdadeira transformação!

Com o intuito de contribuir ativamente para a disseminação do conceito, o Ano Nacional da Colaboração quer mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a importância estratégica da colaboração como forma de resolução de problemas e de otimização de recursos.

Como é que se fará deste ano o ano da colaboração? Através de um Programa Nacional em rede com uma dinâmica descentralizada, onde constarão eventos, projetos, boas-práticas, novas ofertas formativas específicas e outras iniciativas que venham a ser propostas.

 

Think social, change the rules!

Rafaela de Melo

Fontes: Ano Nacional da Colaboração, GovInt, Diário do Minho

Sobre Mim

Olá! Chamo-me Rafaela, tenho 22 anos, sou licenciada em Serviço Social e estou a fazer um mestrado em Economia Social.

O que mais gosto é de comunicar e aprender, o que me leva a envolver-me em projetos das mais diversas áreas: por isso estou na Forall Phones!

Sou community shaper desde maio de 2018 e em junho integrei a Blog Team, ficando responsável pela temática Forall Social.

Let’s Get Connected: Linkedin Facebook | Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *