Cidadania na empresa não pode ser exceção

Fevereiro 18, 2019

A todos é exigida uma atitude de cidadania. Porque não exigir o mesmo a uma empresa, tal não é o seu poder, influência e alcance? Não abramos exceções.

São muitas as empresas que se identificam como espaços de não-cidadania onde direitos e deveres disponíveis na sociedade – e na Constituição! – nem existem. E a sentença chegará para todas as que continuarem a ignorar o espírito e a prática civilizacional.

É necessário democratizar o conceito de empresa e desenvolver a cidadania empresarial como um complemento da cidadania política e social!

 

Isto da cidadania empresarial trata-se simplesmente de um conjunto de princípios e sistemas de gestão destinados à preservação de valor na sociedade, através dos quais as empresas atendem às suas responsabilidades económicas, legais, éticas e discricionárias mantendo uma relação transparente e justa com todos os stakeholders. Concorrência incluída. E colaboradores também!

 

Se a responsabilidade social corporativa já não chega? Não.

Na verdade, os dois conceitos são por vezes confundidos, mas a cidadania empresarial difere-se ao colocar no cerne da questão a ética. Mais do que a consciência do potencial de lucros e o cumprimento de leis, deve existir a consciência de que a empresa se insere num sistema social e assim estabelecer um compromisso ético.

A prática de uma cidadania empresarial trará apenas benefícios e o custo é igual a zero. Como bónus existirá o desenvolvimento de lideranças mais confiáveis e a melhoria do clima organizacional. Haverá melhor forma de maximização?

 

Think social, change the rules!

Rafaela de Melo

Fontes: A Carteira, BP, Dalpiaz, Jornal de Negócios,  Rede Gestão

Sobre Mim

Olá! Chamo-me Rafaela, tenho 22 anos, sou licenciada em Serviço Social e estou a fazer um mestrado em Economia Social.

O que mais gosto é de comunicar e aprender, o que me leva a envolver-me em projetos das mais diversas áreas: por isso estou na Forall Phones!

Sou community shaper desde maio de 2018 e em junho integrei a Blog Team, ficando responsável pela temática Forall Social.

Let’s Get Connected: Linkedin Facebook | Instagram 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *